Exame Recurso 1 sem 6Fev2K9
861 palavras
4 páginas
ÉPOCA DE RECURSOConsidere o mercado monopolizado da refinação de petróleo no pais Mono.
Suponha que a procura inversa de mercado é dada por P = 200-2Q. Sabe-se que o custo marginal da empresa monopolista é dada por 50+Q, onde Q é a quantidade de petróleo em milhares de galões.
a) Explique relação existe entre a lei da utilidade marginal decrescente e a procura.
b) A refinação de petróleo tem elevados custos fixos. Explique o que são custos fixos e o que são custo fixos médios.
c) A refinação de petróleo utiliza fundamentalmente dois factores produtivos, trabalho e capital. Explique o que é a produtividade marginal do trabalho.
d) Determine o equilíbrio deste mercado monopolista. Represente graficamente.
e) Explique o que acontece no mercado se o Governo aplicar um imposto unitário de 2 u.m. por milhar de galão. Determine o valor das receitas fiscais. Represente graficamente.
f) Devido à crise económica, a procura de petróleo refinado registou uma contracção. Explique o que vai acontecer no mercado e represente graficamente.
g) Admita que a redução da quantidade procurada de petróleo refinado foi de 10%. Sabe-se também o rendimento real dos agentes compradores de petróleo refinado sofreu uma quebra de 25%. Recorrendo ao conceito de elasticidade, classifique o bem petróleo refinado. Explique o conceito de elasticidade que utilizou.
h) Suponha agora que o Governo decidiu fraccionar a empresa monopolista em várias empresas idênticas de refinação de petróleo. Determine as consequências no mercado desta decisão. Represente graficamente.
_____________________________________________________________________________
Admita que a produção de um determinado bem se processa de acordo com a seguinte função de produção do tipo Cobb-Douglas: Q = L0,5 K0,5. Onde Q representa o nível de produção, L o número de unidades de trabalho e K o número de unidades de capital incorporados no processo produtivo. O produtor dispõe de 100 u.m e os preços dos factores de produção são