Exame historia
Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março
Prova Escrita de História A
12.º Ano de Escolaridade Prova 623/Época Especial
Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.
8 Páginas
2012
Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado. Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado da prova. A ortografia dos textos e de outros documentos segue o Acordo Ortográfico de 1990.
Prova 623/E. Especial • Página 1/ 8
GRUPO I
PORTUGAL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: MOVIMENTOS E POLÍTICAS CULTURAIS
Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:
Doc. 1 – Discurso de António Ferro na entrega dos prémios do Secretariado da Propaganda Nacional (1935) Doc. 2 – A Família (1937), pintura de Dórdio Gomes – Prémio Columbano do Secretariado da Propaganda Nacional (1938)
Documento 1
Discurso de António Ferro na entrega dos prémios do Secretariado da Propaganda Nacional (1935) Política do Espírito é estabelecer e organizar o combate contra tudo o que suja o espírito, é fazer o necessário para evitar certas pinturas viciosas que prejudicam a beleza, [...] a felicidade do homem. Defendê-la é combater tudo o que é feio, grosseiro, doentio. Política do Espírito é aquela que proclama a independência do Espírito, que o liberta da escravidão do materialismo tirânico [...]. Esta divagação é a própria justificação dos prémios literários criados pelo Secretariado da Propaganda Nacional (SPN).