Exame Físico - cardiologia
Exame Físico: Inspeção e Palpação
1. Inspeção:
A) Atividade: Constitui um valioso teste em crianças, pois informa a limitação funcional da cardiopatia. Para o recém nascido, a tomada da mamadeira é o único exercício real; entretanto para a primeira e segunda infância as formas de esforço físico poderão ser variadas. Sabe-se que cardiopatias que cursam com diminuição do débito cardíaco ou com importante cianose e hipofluxo pulmonar apresentam intolerância física de grau variável.
B) Cianose: É um dos mais expressivos sinais associados a cardiopatias descritas nos neonatos e lactentes.
Cianose periférica: envolve quase exclusivamente as extremidades e região periumbilical, mais comumente secundária à vasoconstrição cutânea, devida ao baixo débito cardíaco ou exposição ao frio.
Cianose central: generalizada, caracterizada por diminuição do oxigênio arterial por shunt da direita para a esquerda ou alterações da função pulmonar.
O momento da aparição da cianose é importante.Cianose intensa desde o nascimento sugere atresia pulmonar ou tricúspide. Cianose idêntica nos membros inferiores e superiores geralmente indica shunt intracardíaco; cianose desigual tem conotações especificas. A cianose pode ser mascarada por anemia.
C) Palidez: Palidez cutânea sem correspondente alteração das mucosas ocorre na insuficiência cardíaca devido à vasoconstrição periférica. Palidez cutaneomucosa geralmente é encontrada na endocardite infecciosa.
D) Baqueteamento digital: característico da cianose central e mais raramente da endocardite infecciosa. Os dedos ficam em forma de baqueta de tambor, há alteração na angulação normal entre a base da unha e a pele (unha em vidro de relógio)
E) Dispnéia/taquipnéia: Taquipnéia: Freqüência respiratória em repouso acima de 60 mov/resp/min no neonato e no prematuro, acima de 50 no lactente, maior que 40 no pré escolar ou maior que 30 no escolar. E deve levantar a suspeita de insuficiência cardíaca