Exame fisico
Entrevista
Caracteriza- se por ser a parte da avaliação clínica em que o enfermeiro levanta dados pertinentes ao estado físico do paciente permitindo a identificação de problemas de enfermagem. Reúne informações que podem direcionar o enfermeiro sobre o que investigar no exame físico e complementa dados obtidos nos mesmos, auxiliando na elaboração do diagnóstico de enfermagem. Alguns pontos devem ser observados para maior eficiência da entrevista: o paciente deve estar confortável, deve- se permitir que ele se expresse plenamente, usar uma linguagem compatível com o nível cultural do paciente e estar atento para a comunicação não verbal.
A entrevista deve abranger os seguintes aspectos:
- Identificação: nome, idade (correlacionar com problemas que incidem em determinadas faixas etárias), sexo ( certos problemas são mais frequentes em um sexo do que em outro), cor ( algumas doenças são mais comuns em raças específicas, como por exemplo, o câncer gástrico na raça amarela), estado civil ( avaliação dos estados emocionas decorrentes de problemas familiares, sexuais, de relacionamento e outros), grau de instrução, profissão ( correlacionar com problemas decorrentes da ocupação, como por exemplo, vícios posturais, intoxicações)e procedência/naturalidade ( avaliação de alterações relacionadas ao costume: alimentação ou doenças características de determinadas regiões ).
- Queixa principal ( motivo que o levou a procurar o serviço de saúde). Quando a queixa for dor, deve- se determinar suas características quanto a localização, duração, intensidade (p. ex.: indicar o grau numa escala de 0 a 10), evolução da dor, fatores agravantes, atenuantes e fenômenos associados. A observação de alguns sinais emitidos pelo paciente é muito importante na determinação e avaliação da dor: respostas fisiológicas, comportamentais, e afetivas ( p.ex. ansiedade).
- Histórico da doença atual, antecedentes pessoais e