Primeiros socorros
Enfª. ROSANE INEZ BARAZETTI SCHIAVO SESMT/UCS
SOCORROS AQUELE ATENDIMENTO IMEDIATO E PROVISÓRIO PRESTADO A UMA VITIMA EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE. O PRINCIPAL OBJETIVO É MANTER A VITIMA VIVA E PROTEGIDA CONTRA NOVOS E MAIORES RISCOS ENQUANTO SE AGUARDA O ATENDIMENTO MÉDICO.
SITUAÇÕES QUE NECESSITAM DE SOCORRO
Asfixia Hemorragia Nasal (Epistaxe) Hemorragia Externa Visível (por corte) Ferimentos Vertigens, Desmaios e Crises Convulsivas Queimaduras Entorses, Luxações e Contusões Parada Cardiorespiratória Mordidas e Picadas de Animais Afogamento
ASFIXIA
POR CORPOS ESTRANHOS, TAIS COMO ESPINHAS DE PEIXE OU MOEDAS, PODEM PROVOCAR ASFIXIA POR IMPEDIR A ENTRADA DE AR NOS PULMÕES.
COMO PROCEDER
INCENTIVAR
A TOSSE
COLOCAR À CABEÇA PARA BAIXO OU COM O CORPO CURVADO PARA FRENTE E EM SEGUIDA, APLICAR PALMADAS SECAS EM SUAS COSTAS
INTRODUZIR O DEDO INDICADOR JUNTO ÀS PAREDES DA BOCA PARA ALCANÇAR O OBJETO POR TRAZ E ASSIM TRAZE-LO PARA FORA.
HEMORRAGIA NASAL(EPISTAXE) ESTA HEMORRAGIA É CAUSADA PELO ROMPIMENTOS DOS VASOS SANGÜÍNEOS DO NARIZ OU PELA EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL OU HIPERTENSÃO ARTERIAL.
COMO PROCEDER
ACALMAR A VITIMA, VERIFICAR QUAL A NARINA QUE ESTA SANGRANDO, EM SEGUIDA COLOCA-SE A CABEÇA VOLTADA PARA TRÁS FAZENDO COMPRESSÃO DA NARINA POR CINCO MINUTOS. CASO A HEMORRAGIA NÃO CEDA, COLOCAR UM TAMPÃO DE GAZE POR DENTRO DA NARINA, OU USAR COMPRESSA FRIA SOBRE O NARIZ. SE POSSÍVEL USAR GELO PROTEGIDO COM PANO OU TOALHA E APLIQUE NO LOCAL. OBS: ORIENTE A VITIMA PARA NÃO ASSOAR O NARIZ.
HEMORRAGIA EXTERNA VISÍVEL (POR CORTE) AS HEMORRAGIAS QUE OCORREM POR FERIDAS LOCALIZADAS NA SUPERFÍCIE CORPORAL DEVEM SER ESTANCADAS SEM PERDA DE TEMPO. NÃO MEXA DENTRO DA FERIDA E NEM COLOQUE REMÉDIOS.
COMO PROCEDER
ACALME A VITIMA, COMPRIMA DIRETAMENTE O FERIMENTO, COM FIRMEZA, USANDO UM PANO LIMPO (LENÇO, GAZE, COMPRESSA, PEDAÇO DE TOALHA, ROUPA, ETC.) USE UMA TIRA DE PANO, UMA GRAVATA LARGA, OU PANO LIMPO PARA AMARAR A