exame fisico do recem nascido
O exame físico geral do RN permite uma avaliação do estado nutricional. Através da inspeção avaliamos presença ou ausência de atividade física, perda muscular e perda de gordura subcutânea. Ainda é possivel identificar deficiências de nutrientes específicos por meio de alterações de pele, cabelo e membranas mucosas, que ocorrem tardiamente no curso da desnutrição.
Mettcoff- padronização das alterações físicas devido a má nutrição através de um método clínico e avaliação e graduação da desnutrição intra-uterina. Este, valoriza principalmente a redução de tecido celular subcutâneo e da massa muscular de RNs que sofreram desnutrição intra-útero. Compõe-se de 9 sinais superficiais, que são graduados de 1 (pior) a 4 (melhor). A soma compõe o escore ANCENESCORE. O melhor valor é 36 e valores abaixo de 25 estão associados a desnutrição.
Antropometria: medidas das dimensões corporais, informa a quantidade e qualidade do crescimento. Ao nascimento, essas medidas informa sobre o crescimento intra-utero e as medidas longitudinais refletem o crescimento pós-natal. O peso, comprimento e perímetro cefálico são medições que avaliam o estado nutricional do RN ao nascimento. Esses dados são postos em um gráfico adequado para IG e indicam: RN adequado, pequeno ou grande para IG e se apresentou um distúrbio de crescimento craniano. Em RNs internados essas medidas devem ser feitas rotineiramente e deve ser ressaltado que são necessários vários dias até que as mudanças nas ofertas ou nas necessidades nutricionais do RN se reflitam nos valores antropométricos. RNs prematuros, apesar das diversas limitações, considera-se que o padrão ideal de crescimento seja aquele apresentado na vida intra-uterina pelo feto de IG correspondente.
Peso- medida de natureza composta, reflete o conteúdo de: músculos, pele, ossos e desenvolvimento dos órgãos internos. Seus valores são influenciados também pelo balanço hídrico. A aferição necessita de cuidados técnicos e balança com