algoritimos
Mateus Pereira
1.
Dew Point
Ponto de orvalho (Td) é a temperature em que a água condensa. Ela nunca é maior do que a temperatura do ar (T). Numa condição que colocamos água no copo com temperatura superior a Td, não haverá condensação do lado de fora do copo. Por outro lado, se a temperatura da água for menor que Td, haverá formação de gotículas de água do lado de fora. A temperatura do ponto de orvalho depende da temperatura do ar e da humidade relativa (RH), sendo:
RH = 100 – 5 × (T – Td)
Faça um programa que calcule o ponto de orvalho dada a humidade relativa e a temperatura do ar.
2.
Nuvens!
Nuvens são formadas pela condensação do vapor d’água na própria atmosfera.
Isso acontece porque a temperatura do ar decresce 1· a cada 100m enquanto a
Td decresce 0.2· para os mesmos 100m. Logo, a medida que se sobe, numa certa altura ambas as temperaturas serão iguais, formando as núvens cumulus. Para se calcular a base desta núvem, deve-se usar a seguinte fórmula: h = 125 × (T – Td)
Faça um programa, a partir do exercício anterior, com base na temperatura do ar e na humidade informe a altura das núvens no local. 3.
Mais Nuvens!
Seja um piloto voando por ai e passa exatamente no topo desta núvem. Ele olha no altímetro e sabe a que altura está esse topo. Sabe-se que depois que T e Td se igualam, ambos decrescem a 0.6· para cada 100m de altura.
Faça um programa, a partir do exercício anterior, que dada T, RH e a altura reportada pelo piloto, calcule a temperatura do ar no topo desta núvem. Lembrese que a temperatura dentro da núvem só descresce a 0.6· para cada 100m. Não se esqueçam de verificar se a altura informada pelo piloto é maior do que a base da nuvem!
4.
Heron! The king of Triangles
Existe uma forma de se calcular a área de um triângulo de lados a, b e c que foi descoberta por
Heron (Herão em portugues). Pesquise sobre esta forma e faça um programa que calcule o