evolução
Civilização maia, a mais avançada da América pré-colombiana
Os maias são os povos que habitaram, entre os séculos 3 e 9, a Mesoamérica, região das florestas tropicais em que, atualmente, encontra-se a Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador e o sul do México. Além deles, outras culturas também viviam no local, astecas, teotihuacan, toltec, quiche- maia, olmec etc., ou seja, a civilização maia era a junção de vários grupos étnicos. Os maias dominavam a escrita e registravam seu cotidiano por meio dela, sendo os primeiros a ter um registro histórico. Sem contar seus brilhantes calendários, que diziam quando plantar e colher, sobre os dias malditos, enfim, um objeto que ultrapassava a mera contação dos dias.
Civilização asteca, os últimos do planalto mexicano
Povo guerreiro que se desenvolveu entre os séculos 14 e 16, na região do atual México. Responsáveis por fundar a cidade de Tenochtitlán, atual Cidade do México. Assim como os maias, os astecas também viviam em uma sociedade hierarquizada, entre nobres e pobres. A classe baixa se via obrigada a trabalhar para o imperador, em canais de irrigação, estradas, templos, entre outros. O seu governo era monárquico e, o poder do rei, hereditário. Suas técnicas agrícolas eram muito desenvolvidas, plantavam milho, tabaco, cacau etc., inclusive, as sementes de cacau eram as moedas daquele povo.
Os astecas também acreditavam em vários deuses na natureza, além de uma deusa representada por uma serpente emplumada. Construíram pirâmides e templos para os cultos religiosos, que contavam com sacríficios humanos, pois