Evolução
Introdução:
Cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos já foram descritos pelos cientistas.Com a TEORIA DA EVOLUÇÃO procuramos explicar:
– Como as espécies podem se transformar ao longo de tempo e originar outras espécies;
– A razão de suas semelhanças e diferenças;
– Por que os seres vivos possuem adaptações que os ajudam a sobreviver e se reproduzir em seu ambiente.
Evolução: As primeiras teorias
Harriet – tartaruga que morreu em 2006 com 178 anos. Vivia na Austrália, mas acredita-se que ela tenha sido levada da ilha dos Galápagos por Charles Darwin. As observações de Darwin sobre as tartarugas e outros animais de Galápagos contribuíram para o desenvolvimento de sua teoria da evolução. A Biologia nunca mais foi a mesma depois de Darwin.
Qual a contribuição de Darwin para a Teoria da Evolução?
FIXISMO: Segundo o pensamento predominante no séc. XVIII, cada espécie teria surgido de maneira independente e permaneceria sempre com as mesmas características, ou seja, as espécies não mudariam .
Desde meados do séc. XVIII, a hipótese de uma transformação das espécies passou a ser defendida por alguns cientistas para explicar a diversidade das espécies e a existência de fósseis de organismos diferentes dos organismos atuais.
O Fixismo começou a ser contestado pelos evolucionistas no início do séc. XX.
1º) Lamarck (1744-1829).
2º) Darwin (1809-1913).
3º) Wallace (1823-1913).
A evolução é hoje o eixo central da Biologia.
LAMARCK
No início do séc. XIX, o naturalista Lamarck, sugeriu um mecanismo para explicar a transformação das espécies.
Contrariando as ideias fixistas da época, Lamarck defendia que os organismos atuais surgiam de outros mais simples (estes surgiam por geração espontânea) e teriam uma tendência a se transformar, gradualmente, de seres mais simples em mais complexos.
É uma figura de referência na história do evolucionismo, sobretudo por ter sido o primeiro a apresentar uma teoria explicativa coerente sobre os mecanismos da