EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Desde os primórdios o homem tem a necessidade de se comunicar e com o passar do tempo os meios de comunicação sofreram grandes evoluções e continuam a evoluir, também com o passar do tempo surgem novas necessidades e para suprir estas necessidades, novas tecnologias são desenvolvidas.
Na comunicação, tal era feita através de gestos e sons até o surgimento da fala, símbolos e escrita que foi usada durante algum tempo sem qualquer avanço. No início do século 20, novas tecnologias surgiram, como o telégrafo com fio e o rádio, que possibilitou a comunicação a longa distância, mas na década de 1940 surge a era da informação com a novidade da cibernética que permitiria uma comunicação mais estruturada, rápida, efetiva e interativa.
Eis que em 1936 surge o primeiro computador chamado Z-1 que fazia o uso de relês (interruptor eletromecânico) inventado pelo alemão Konrad Zuse, porem ninguém deu importância. Em 1944, a marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu o MARK I, uma máquina gigantescamente gigante contendo milhares de relês, mas ao mesmo tempo o exército americano desenvolveu o ENIAC para fins militares, contendo o dobro do tamanho do MARK I, utilizava apenas válvulas e era muito mais rápido. Em 1945, John von Neumann, um matemático húngaro, inicia o projeto de um computador digital e propõe a ideia do sistema binário assim como a utilização de Programas. Em 1951 surge a primeira geração comercial de computadores, como o UNIVAC, IBM 701 e 704, MADAM, SEC e APEC, porém as máquinas eram enormes e consumiam muita energia. No final da década de 1950 surgem os transistors e inicia-se a segunda geração de computadores como o IBM 1401, BURROUGHS B 200 e o TRADIC, pesando em torno de 150kg e consumindo menos de 1500W. Em 1964, a Texas Instruments apresentam os circuitos integrados, surgindo assim os computadores de terceira geração, um exemplo é o Burroughs B-2500, uma máquina muito