Evolução tecnologica
A dependência destas máquinas é cada vez maior, já que o benefício principal da mecanização é o aumento da produtividade.
As principais mudanças históricas no setor de máquinas e implementos agrícolas estão divididos em três grupos: de 1892 a 1945, do surgimento das primeiras engenhocas destinadas ao cultivo agrícola até o término da Segunda Gerra Mundial; de 1946 a 1990, período pós-gerra até o início da grande abertura comercial; e de 1991 a 2009, início das grandes conglomerações e maior concentração dos produtores de máquinas e implementos agrícolas.
A competitividade entre os fabricantes proporcionam maiores novidades no mercado agrícola beneficiando o produtor. A atual estruturação do mercado confirma que o setor permanece como um oligopólio diferenciado, classificado conforme estrutura técnica- produtiva (tamanho e numero de empresas no mercado) e no tipo de processo competitivo (preços, diferenciação de produtos, lançamento de novos modelos, etc.).
As máquinas precisam ser adaptadas de acordo com as condições de cada região do mundo. Outro ponto importante é que as empresas e marcas que figuravam como as maiores empresas da área há um século atrás, continuam operando no mercado, às vezes com marcas diferentes ou como parte de outra empresa.
Uma das maiores evoluções para o mercado cafeeiro foi a colhedora de café . Existem várias modelos dessas máquinas, vou citar por exemplo a TDI, que foi fundada em 1985. Ela fabrica suas máquinas colhedoras. São equipamentos desenvolvidos com tecnologias científicas e práticas.
Outros exemplos podemos citar: Case, Tornado, Jacto, etc. ; todas com ótimos resultados na colheita de café. Diminuindo consideravelmente o custo do café para o produtor.
Temos também a varredora de café que está tendo bons resultados para a varreção cafeeira. Também existem vários modelos se estão se aperfeiçoando cada vez mais.
As vantagens de uma lavoura cafeeira mecanizada: