evolução humana
A espécie humana é classificada a ordem Primates da classe Mammalia, baseado nas pesquisas de Mayr. Acredita-se que os primeiros primatas surgiram há 70 milhões de anos, no fim do período Cretáceo, pouco antes da extinção dos grandes repteis (dinossauros).
Tendências evolutivas entre os primatas
Um dos principais fatores que influenciou na evolução dos primatas foi sua vida nas árvores. Graças a esse hábito, os macacos desenvolveram membros superiores extremamente ágeis e habilidosos, com grande liberdade de movimento; a presença do primeiro dedo oponível e dos dedões também foram notados; os olhos se aproximaram, tendo a capacidade estereoscópica (conseguir mirar o mesmo objeto com uma pequena diferença de ângulo visual). Além disso, a vida social desempenha um papel fundamental na vida dos primatas, como por exemplo: eles são a única espécie que dedica o maior tempo possível para seus filhos, comparando-se, mais uma vez, ao ser humano.
Origem do gênero Homo
As novas pressões seletivas sobre os primitivos hominídeos levaram ao aparecimento de linhagens com uma inteligência superior, surgindo as ferramentas rudimentares e o fogo, por exemplo. O sucesso dessas linhagens deu-se pelo desenvolvimento do sistema nervoso, principalmente. Assim, devido às mudanças na África por volta de 2,5 milhões de anos atrás, espécies primatas tipicamente humanas, as primeiras do gênero Homo começaram a surgir.
Surgimento do Homo erectus
A espécie Homo erectus era representado basicamente por hominídeos de postura ereta e maxilares menos proeminentes que seus antecessores, alem do aumento significativo de seu encéfalo, relacionado ao crescimento do cérebro e da inteligência, que permitiram ao H. erectus explorar diferentes ambientes e se adaptar a eles. Na tabela abaixo é possível observar a descendências dessa espécie.
QUESTIONÁRIO
Em que classe e ordem a espécie humana é classificada?