evolução humana
Assunto: História e Evolução da Tabela Periódica
Matéria: Química
Evolução da tabela periódica
A tabela periódica surgiu com o intuito de agrupar os elementosquímicos semelhantes e separar os que não haviam nada em comum. Primeiro eles separam os metais dos não-metais e logo em seguida, Johann Döbereiner em 1817 criou a Lei das Tríades; em 1863 Chancourtoiscriou o parafuso telúrico; em 1864 Newlands criou a Lei das Oitavas e por último Mendeleev criou a base da tabela periódica que conhecemos.
Lei das Tríades
Em 1817 Johann Döbereiner passou aprestar atenção em alguns elementos como o cálcio (Ca), estrôncio (Sr) e bário (Ba) viu que somando as massas atômicas do cálcio e do bário resultaria no valor da massa atômica do estrôncio.Döbereiner agrupou os elementos de três em três, organizando os mesmos pela sua proximidade, pela diferença entre as massas e pela média aritmética. Ele chamou esse agrupamento de lei das Tríades.
ParafusoTelúrico
O francês Alexandre Chancourtois organizou os elementos ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Chancourtois sugeriu que suaspropriedades estariam em direta relação com a posição em que os elementos ocupavam na sequencia. Entretanto, as regularidades encontradas por ele não poderiam ser observadas para todos os elementos, e a ideiafoi descartada.
Lei das Oitavas de Newlands
Em 1864, o inglês John Newlands organizou os elementos da tabela periódica pelo valor de suas massas atômicas e de oito em oito elementos por coluna.Newlands agrupou sete elementos, ressaltando que as propriedades eram repetidas no oitavo elemento, daí ser sua periodicidade chamada de Lei da Oitavas. Porém a lei funcionava somente para as duasprimeiras oitavas pois em algumas colunas haviam elementos com propriedades semelhantes, mas também se encontravam elementos que não deveriam estar ali.
Classificação