Evolução dos seres vivos
Aluno: Cosme Laurindo Turma: 201
1 – Indique dois fatores que permitiram aos anfíbios invadir o meio terrestre e dois que impossibilitaram a completa adaptação a esse meio.
R: Dois fatores que possibilitaram aos anfíbios invadir o meio terrestre foram a presença de pulmões e de dois pares de pernas.
2 – Qual a diferença entre o coração dos anfíbios e dos peixes?
R: A diferença entre o coração dos anfíbios e dos peixes é a de que enquanto o do primeiro tem três cavidades, sendo dois átrios e um ventrículo com presença de uma circulação dupla e incompleta; o do segundo apresenta apenas duas cavidades, um átrio e um ventrículo, com circulação única.
3 – Cite uma das características e um exemplo de cada uma das ordens dos anfíbios.
R: Ordem Anura, possuindo pernas mas desprovidos de cauda, tal como os sapos; Ordem Urodela, possuindo pernas e caudas, representada pelas salamandras; e Ordem Gymnophiona, possuindo um corpo alongado chegando a ter até 200 vértebras, representada pelas cobras-cegas.
4 – Cite duas características dos peixes que originaram os primeiros anfíbios.
R: Duas características foram a presença de nadadeiras musculosas e uma estrutura óssea semelhante à das pernas dos vertebrados terrestres, e um pulmão primitivo, além das brânquias.
Estudo Dirigido
Aluno: Cosme Laurindo Turma: 201
1 – Cite um exemplo de cada uma das ordens dos répteis.
R: Ordem Testudines ou Chelonia, representada pelas tartarugas; Ordem Squamata, representada pelos lagartos; Ordem Crocodilia, representada pelos crocodilos; e Ordem Sphenodonta, representada pelos tuataras.
2 – Compare a reprodução dos anfíbios e dos répteis quanto ao tipo de fecundação e desenvolvimento.
R: Nos anfíbios os sexos são separados, a fecundação é externa em meio aquático, o seu desenvolvimento é indireto, isto é, nascem larvas e vão se transformando, já nos répteis, mante-se