Champignon
Champignon
Classificação científica
Reino: Fungi
Divisão: Basidiomycota
Classe: Homobasidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Agaricaceae Gênero: Agaricus
Espécie: Agaricus bisporus
Por oferecer baixo teor de gordura e ser rico em proteínas, o champignon é um alimento muito saudável. Em sua composição podemos encontrar cerca de 90 % de água e nos 10% restantes, há uma grande quantidade de proteínas, 18 aminoácidos, cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C e folato. É considerado “a carne vegetal” na Europa e Ásia, devido aos seus valores nutricionais.
No Japão o hábito de consumo de cogumelos é diário, e este país que se destaca muito no quesito longevidade de seus habitantes, tem expectativa de vida acima dos 80 anos. Muitas pesquisas são feitas em cogumelos comestíveis, inclusive estudos que avaliam sua propriedade de combate ao câncer.
No Brasil, os cogumelos comestíveis estão conquistando seus espaços aos poucos e o consumo do Champignon já alcança dez mil toneladas anuais.
Os Champignons são cultivados em compostos orgânicos à base de bagaço de cana, capins, palhas de arroz, palhas de trigo, palhas de soja, palhas de milho. É realizada primeiramente uma hidratação da mistura e correção do PH por meio de calcário. Posteriormente o processo de compostagem é feito para transformar a celulose e lignocelulose em proteínas e outros nutrientes que serão digeridos pelo fungo. Depois, ocorre a pasteurização do composto. O composto fica incubado por um período e após este tempo, coloca-se uma camada de terra vegetal (turfa) sob este composto. Passando o período de incubação da turfa é iniciado o processo para dar início ao desenvolvimento dos corpos de frutificação (cogumelo).
Os fatores climáticos são de fundamental importância no processo de cultivação dos champignons. As condições ideais no período de incubação do composto e da turfa são