Evolução dos computadores
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ
CURSO DE ODONTOLOGIA
Ana Beatriz Lima Barata
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Trabalho referente a matéria_______ ministrado pelo prof.___,__ pela turma_____.
BELÉM/PA
2013
Com toda a tecnologia disponível a nossa volta, entrelaçada no nosso cotidiano, fica difícil imaginar um mundo onde não seria possível acessar o “mundo virtual”. No que tange especialmente aos computadores, que chega agora não faz ideia da quantidade de evoluções por qual ele passou para se tornar o que é hoje. Jovens que usam computadores portáteis (os chamados notebooks e até mesmo netbooks) nem imaginam que apenas um computador já ocupou o espaço de, por exemplo, todo o compartimento de uma casa comum.
Quem iria imaginar 50, 60 anos atrás, que um computador (apenas um) poderia ser carregado em uma simples mochila? E quem hoje, imaginaria que um computador só poderia ser transportado de trem? Atualmente já existem computadores de bolso, os chamados smartphones, que possuem configurações muito superiores a de alguns notebooks.
Diante disso, veremos as diversas evoluções por quais os computadores passaram, e as características peculiares de cada tempo:
1ª Geração
Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS, pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas eletrônicas
O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo.
Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema de