Evolução dos celulares
LINGUAGEM IMPRESSA E AUDIOVISUAL
Jornalismo
5° período
Telefones celulares móveis: o início
Certa vez, alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história com a ideia de tornar a comunicação mais fácil e eficiente. Tudo começou no ano de 1947 quando foi levantada a hipótese de se criar um sistema que fosse capaz de efetuar chamadas entre telefones sem fio. A proposta não era ruim, porém a tecnologia pouco avançada da época não ajudava muito e as ideias não foram muito além da teoria.
A história do telefone móvel, mais conhecido como celular, começou de fato em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada para um telefone fixo. A partir do mês de abril do mesmo ano que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente e que a rede móvel, sugerida em 1947, foi projetada corretamente. Este momento não foi muito conhecido, mas sem dúvida muito marcante para a chegada da tecnologia que revolucionaria o mundo de forma tão contundente.
Os primeiros aparelhos
Várias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973. A primeira empresa que trouxe um aparelho que funcionasse de verdade foi a Motorola, lançando assim o tão esperado DynaTAC 8000x. No começo, o celular não estava à venda, sendo apenas um protótipo. Somente no ano de 1983 o aparelho começou a ser comercializado.
A primeira geração da telefonia móvel surgiu com celulares não tão portáteis, já que a maioria era fabricada e desenvolvida para utilização dentro de carros. A maioria desses aparelhos pesava cerca de 1 kg com dimensões assustadoras de quase 30 centímetros de altura. O preço dos celulares era algo surreal, já que nem todo mundo tinha um carro para carregá-los.
A segunda geração estava por vir
No início da década de 90, as fabricantes já estavam desenvolvidas e prontas para lançar novos aparelhos com dimensões e pesos aceitáveis. A segunda geração de celulares não só traria aparelhos mais desenvolvidos, mas também revolucionaria