Evolução do turismo
O surgimento do turismo tal qual o conhecemos hoje é resultado de um longo processo de evolução que se iniciou nos primórdios da existência. Sua pré-história se situa na antiga Grécia, pois pessoas viajavam para ver os jogos olímpicos. Os fenícios como criadores da moeda, do comércio e da expansão marítimo-comercial também tiveram sua participação. Os romanos foram os pioneiros a realizar viagens por prazer e também contribuíram muito com as estradas construídas durante o império romano. Durante os séculos foram registradas peregrinações de cristãos para Roma, os romeiros, também foram registradas excursões pagãs devido a descoberta da tumba de Santiago de Compostela.
Entre os séculos XI e XIII tivemos as expedições militares-religiosas, conhecidas como as cruzadas, depois tivemos as feiras medievais, que eram grandes eventos, uma espécie de comércio internacional, que movimentavam a economia e impulsionavam a implantação de meios de hospedagens. Nos século XV com a expansão marítima e com o uso da bússola as viagens mercantis passaram a ter grande importância. A segunda metade do século XV e o século XVI são marcados pelo aumento das viagens particulares que tinham por objetivo o acúmulo de conhecimento, cultura, línguas e aventuras.
Nos séculos XVIII e XIX houve grandes períodos de transformações na economia, política e sociedade que representaram para o turismo um verdadeiro avanço. Alguns elementos dessas transformações são a revolução industrial, a melhoria e conservação das estradas e o surgimento da classe média.
O crescimento da crise ambiental e aumento da consciência ecológica provocaram uma mudança no perfil do consumidor, que passa a buscar por turismos alternativos, e atualmente o avanço tecnológico dos meios de produção e transporte e anseio por novas culturas e experiências expressam o turismo como conhecemos hoje.
No Brasil, desde a vinda da corte portuguesa trazendo