Evolução do Turismo e suas características
Turismo no Mundo
Discentes:
António Santos Nº
Cláudia Fortes Nº 13.1600
Gianny Cabral Nº
Kevin Santos Nº 12.1497
Docente: Chislene Évora
Introdução
Embora iniciado no século XIX o turismo teve início no século XVIII, com o progresso económico e social verificado nessa época tendo como consequência o acesso das populações em geral às viagens e a implementação e o desenvolvimento de uma vasta gama de equipamentos para a produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades das viagens.
Mas ao longo da história o homem sempre ansiou por viagens, para conhecer outros povos, estabelecer relações com outras civilizações quer seja por razões religiosas, políticas, de expansão territorial ou por simples curiosidade, o homem possui uma ligação profunda com as deslocações e as viagens.
Contudo houve mudanças ao longo das diferentes épocas como a natureza das viagens, os fins, a dimensão e extensão das mesmas até a época moderna.
1. Evolução do Turismo e suas características
Com base nas características evolutivas ao longo das épocas são identificadas três épocas históricas do turismo: a Idade Clássica, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
1.1. Idade Clássica
Período que vai desde os primórdios das primeiras civilizações até à primeira metade do século XVIII.
Não é possível localizar no tempo o início das primeiras viagens mas foram os sumérios que criaram as condições para o seu desenvolvimento.
Os sumérios com a invenção da moeda e o desenvolvimento do comércio, há cerca de 6000 anos, e ainda com a invenção da escrita cuneiforme e da roda, criaram as primeiras condições para a realização das viagens, não só para efetuar transações comerciais, mas também para outros fins.
A invenção da roda permitiu o desenvolvimento da carruagem puxada por bois, que, por sua vez, necessitava de estradas para se deslocar com maior facilidade.
As estradas começaram a generalizar-se e a ser construídas com maiores cuidados.