EVOLUÇÃO DO PC
Depois do ábaco foram criados outros aparelhos, também analógicos, capazes de realizar contagens, como os ossos de napier, a pascalina (primeira calculadora mecânica do mundo), a máquina de Leibniz, o tear automático, a máquina de diferenças, a máquina analítica de Babbage, o tabulador automático, entre outros. Todos esses aparelhos surgiram por aperfeiçoamento, ou seja, quando um não realizava determinada tarefa, o próximo era criado a fim de suprir tal necessidade. Essa evolução não foi um processo rápido como nos dias atuais, visto que, naquela época os recursos eram mais restritos.
Os aparelhos analógicos foram aprimorados até dar origem, enfim, aos aparelhos digitais, todos esses que utilizamos hoje. As máquinas continuaram a ser aperfeiçoadas, passando, agora, a serem divididas em gerações.
-A primeira geração1951/1959- é a dos eletro-eletrônicos, computadores de tamanhos exponenciais, compostos por numerosas válvulas. O primeiro dessa fase foi o Z1, um eletromecânico que passou por constantes melhoramentos, dando origem ao Z2, Z3 e Z4. Teve-se, ainda o Mark-1, que ocupava 120 m² e realizava 10 multiplicações em 3 segundos, e o ENIAC, primeiro eletrônico desenvolvido, que pesava 30 toneladas, 5,5 metros de altura e 25 de comprimento!