evolução do estada
O estado social não só incorpora o Estado de Direito como depende dele para atingir seus objetivos, o direito dos trabalhadores, constitucionalmente previstos, só podem prevalecer onde haja controle de constitucionalidade das leis, onde haja um judiciário independente: sendo todos mecanismos do Estado de Direito.
Gordillo utiliza a expressão Estado de bem-estar para designar o Estado Social apontando uma diferença básica entre a concepção clássica do liberalismo e a do Estado de Bem-Estar que seria enquanto naquela se trata tão somente de colocar barreiras ao Estado, esquecendo-se de fixar-lhe também obrigações positivas, aqui. Sem deixar de manter as barreiras, se lhe agregam finalidades e tarefas ás quais antes não se sentia obrigado.
O estado Brasileiro juridicamente é definido a partir de uma nação de Estado social e democrático de Direito. Agregando-se aos elementos ainda há poucos indicados a imposição, ao Estado, do dever de atingir objetivos sociais e a atribuição aos indivíduos, do correlato direito de exigi-lo, sendo o povo responsável pelo poder político e por órgãos estatais. O Estado tem o dever de atuar positivamente para gerar desenvolvimento e justiça social.
O Estado social e democrático de Direito é a soma e o entrelaçamento de: constitucionalismo, república, participação popular direta, separação de poderes, legalidade, direitos individuais, políticos e sociais, desenvolvimento e justiça social, tendo a