A importância de estudar História
A História como fonte de conhecimento da evolução da humanidade dentro das diversas sociedades, é uma ciência que atrai a atenção por conter informações de um processo de vida do homem sobre a face do planeta Terra.
Desde os primórdios da pré-história, onde pelas pinturas rupestres e vestígios deixados por nossos antepassados nos comprovam a vida em tão longínqua época, podemos vislumbrar o nascer do ser humano que seria o transformador e protagonista de toda a História do mundo.
A partir dos registros escritos, melhor o acompanhamento dos fatos, situando-os cronologicamente na linha do tempo que o homem desenvolveu, para que pudéssemos saber sobre as etapas do aperfeiçoamento das sociedades em função das suas organizações política, econômica, cultural, religiosa, social, artística, científica e tecnológica ao longo dos séculos.
Estudar História é fazer de nossa vida um caminho mais centrado e com mais respostas, quando aprimoramos o passar dos dias, meses e anos de nossa estada por uma vida, compreendendo melhor o porquê da realidade atual em todos os seus aspectos.
O espírito aventureiro do ser humano, a curiosidade pela busca de explicações, a perspicácia em driblar problemas, o esplendor de toda uma civilização, a substancial evolução dos antigos povos até nossa era recente das mídias, passo a passo registrado pelos estudiosos, pesquisadores, arqueólogos, historiadores, nos dão a dimensão do quão magnânimo é conhecer a História para entendermos nossa própria existência e nossa importância dentro do contexto em que vivemos.
A importância de se estudar História é desvendar o passado, entender o presente e almejar um futuro sem os problemas que outrora ocorreram (ou ao menos minimizados) e que desgastaram uma vida ou uma sociedade inteira.
A História pra mim é o horizonte onde imagino o meu passado remoto, me situo em minha passagem atual pelo mundo e desejo, sem utopia, um futuro melhor!