Evolução do desporto
Evolução do Desporto
Desde a época dos primatas que o Homem exerce actividade física, contudo os exercícios evoluíram com o passar dos tempos. As primeiras actividades físicas praticadas pelo ser humano eram fugas de animais predadores e lutas por áreas.
Essas actividades deram um começo ao que chamamos de “Desporto”. Acredita-se que os gregos e os persas foram os pioneiros na prática desportiva. Os tempos modificaram, mas desde aquela era o ser humano vem se interessando cada vez mais em ter uma boa qualidade de vida através da exercitação.
A luta corpo a corpo surgiu entre os egípcios por volta de 2.700 a.c. As Cruzadas, organizadas pela Igreja durante os séculos XI, XII e XIII, exigiam um preparo militar que era constituído por exercícios corporais, ou seja, exercício físico. Entre as práticas, constavam alguns exercícios úteis para as guerras, tais como a luta, o manejo do arco e flecha, a escalada, corrida e saltos. Gravuras egípcias de como lutar corpo a corpo
A primeira competição desportiva a que se tem conhecimento foi uma corrida ocorrida no ano de 776 a.c., na Grécia. O futebol e ténis, desportos bastante difundidos nos dias de hoje, tiveram sua origem na Idade Média. Uma das primeiras artes marciais foi o Kung Fu, há mais ou menos 5 mil anos, na China.
A nutrição faz parte da vida dos atletas desde a Antiguidade, só recentemente é que se conheceu a importância desta para a melhoria do desempenho do atleta (Probat, Bird & Parker, 1993). O primeiro estudo a este respeito, em 1924/1925 e foi feito com atletas corredores, esta investigação demonstrou a importância da ingestão de hidratos de carbono durante exercícios prolongados.
No Brasil, a nutrição evoluiu muito nos últimos 40 anos juntamente com a nutrição desportiva. Um dos primeiros trabalhos voltados para a nutrição no desporto foi feito pelo Dr. Sérgio Miguel Zucas, na década de 60 e 70. Nos anos 80 foi criado o “Projecto Futuro”, que