Evolução do conceito de trabalho
Origem do trabalho: Supõe-se que a origem do trabalho se refere à passagem da cultura onde o homem caçava e pescava, para a cultura agrária, onde agora, o homem cria animais, pratica a agricultura e é sedentário. Logo, é a partir do momento que o homem passa a dominar a natureza é que ele produz efetivamente trabalho.
O trabalho ao longo da história
(1º) As Sociedades Tribais
*Nas sociedades tribais, o trabalho era uma atividade comunal, ou seja, todos trabalhavam. E aliado a isso, a produção era destinada para a subsistência.
*Geralmente dividiam as tarefas por sexo, em que homens e mulheres executavam atividades diferentes.
*Nessas sociedades o trabalho era perfeitamente incorporado a todas as atividades, como por exemplo, a contemplação da natureza e a dedicação aos cultos dos seus deuses. Exemplo: O homem, que durante o seu casamento, caça um animal grande e serve a tribo.
*Nas sociedades tribais prevalecia o sentido de unidade, ou seja, pensar a vida como um ser integrado plenamente à natureza.
(2º) O trabalho na Antiguidade
Os gregos faziam uma clara distinção entre o trabalho braçal, o trabalho manual e as atividades voltadas aos problemas da sociedade.
.O Labor: entendia-se como esforço físico voltado para a sobrevivência do corpo, sendo, portanto uma atividade passiva e submissa ao ritmo da natureza.
. A poiesis: ato de fabricar de forma plástica algum utensílio. Exemplo: Comparado ao “artesanato” que conhecemos hoje.
.A práxis: seriam maneiras de melhorar a vida e o bem-estar dos cidadãos.