Sistema "sem parar" para condominios residenciais e comerciais
No projeto utilizaremos basicamente duas tecnologias amplamente utilizadas em diversas áreas, principalmente em automação industrial: A tecnologia RFID que está sendo difundida em larga escala em diversas áreas e os CLP´s, que já dominam o seguimento de automação industrial a alguns anos. As conexões sem fio já estão presentes há décadas, o exemplo mais comum são os controles remotos para televisores, aparelhos de som, DVD, entre outros, que utilizam raios infravermelhos. Também vem sendo utilizada em diversas áreas como saúde, monitoramento de crianças nas escolas, passaportes, etc., atendendo setores em que o código de barras já não é seguro e se tornou ultrapassado por não transportar um volume de dados exigidos atualmente pelos seguimentos da automação. A seguir descreveremos de forma resumida o esquema de funcionamento do projeto: 1) O veículo portando uma etiqueta com os dados pré-cadastrados se aproxima do sensor; 2) O sinal é enviado para a placa de controle de acesso; 3) Os dados da etiqueta são enviados para o software onde é feita a validação ou restrição do acesso; 4) O software confirma o cadastro do usuário e envia um pulso de contato seco; 5) O pulso é enviado para o CLP autorizando a movimentação do portão; 6) Movimentação do portão; No desenvolvimento a seguir estaremos aplicando as idéias, conceitos sobre tudo que empregamos no projeto, mostrando sua viabilidade e tecnologia empregada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROPOSIÇÂO
Inicialmente buscamos diversas vias de informações relacionadas ao tema (artigos, reportagens, teses na internet, fabricantes, fornecedores), encontramos projetos similares, com a utilização de outras tecnologias e custo elevado.
Um dos projetos similares encontrados utiliza como dispositivo identificador um “chaveiro eletrônico” e como dispositivo receptor uma antena com a propagação de 06 metros de distância, o custo total desta aplicação está