Evolução Demográfica em Matosinhos
Autora: Sofia Gonçalves
Resumo:
No período de 1992 a 2012, Matosinhos registou um aumento da população derivado às migrações. Apesar da baixa taxa de fecundidade e nupcialidade, os nados vivos têm vindo a aumentar, nomeadamente fora do casamento, visto que esses também têm vindo a diminuir, tornando o divórcio algo frequente.
A entrada de estrangeiros veio mexer com a estrutura etário, impedindo o envelhecimento da população. A estrutura etária de Matosinhos tem uma base estreita e um topo não muito largo, sendo predominantemente constituída por adultos, o que também é em grande parte, resultado dos fluxos migratórios.
Universidade do Minho
Instituto das Ciências Sociais
Palavras-chave: População, Fecundidade, Mortalidade, Esperança de Vida, Migrações,
Envelhecimento
1
2
A Situação Demográfica em Matosinhos
Introdução
A presente análise abrange o período compreendido entre 1992 e 2012 de modo a avaliar as alterações demográficas verificadas na região de Matosinhos. As causas e os efeitos dos fenómenos demográficos revelam-se a longo prazo, o que determina que o estudo das variáveis, por vezes, abarque um horizonte temporal mais vasto. Demostrarei qual a evolução demográfica de Matosinhos, indo para além dos fenómenos demográficos. Apesar de não ter encontrados todos os indicadores que pretendia dentro de alguns anos civis também pretendidos, consegui fazer uma análise coerente do município. No presente artigo foram utilizados dados do Instituto Nacional de Estatística, não usufruindo de dados de outras fontes.
1. População
Entre 31 de Dezembro de 1992 e 2012, estima-se que a população residente em
Matosinhos tenha diminuído, tomando mesmo proporções negativas. Esta diminuição deve-se sobretudo à migração que, na última década teve um considerável decréscimo
(Gráfico 1.)
Figura 1.
Taxas de Crescimento da população residente (%),
Matosinhos, 1992 a 2012
2,50
2,00
1,50
1,00