Evolução das tecnologias e produtos
Tecnologias que mudaram os anos 2000
Parece que o mundo está “girando” mais rápido, e percebemos que já estamos na segunda década do terceiro milênio. Mais rápido do que o “girar” do planeta é o desenvolvimento tecnológico que ocorre nele.
Se parar para pensar, percebe-se rapidamente o quanto a tecnologia é rápida em seus avanços.
Segue abaixo alguns exemplos de avanços tecnológicos ocorridos durante a década que se foi.
Mídias de armazenamento:
Até os anos 90 era muito comum salvar trabalhos importantes, como os de faculdade, em disquetes de 31/2 polegadas, mas os mesmos eram muito frágeis e, portanto, os arquivos constantes neles facilmente se corrompiam.
Por isso as atuais mídias de armazenamento tornaram-se tão importantes. Pendrives e cartões de memória permitiram guardar quantidades muito maiores do que as que eram oferecidas pelos antigos disquetes (que podiam guardar até 1,44 MB).
Não apenas as unidades portáteis, mas até mesmo os discos rígidos evoluíram muito. Em 2000, discos rígidos de 10 GB eram verdadeiros luxos, mas quase nada se comparado aos terabytes de hoje. Discos de gravação também merecem uma citação, afinal de contas, a evolução de CDs para Blu-rays garantiu 49 GB de dados a mais.
Placas de vídeo 3D
Os computadores não foram inventados para jogos. Na verdade, eles não foram nem mesmo inventados para uso pessoal, mas sim para comunicação militar. Porém, os avanços tecnológicos ao longo do tempo permitiu-se que as máquinas ficassem menores e mais completas, possibilitando a utilização das mesmas para tarefas empresariais e domésticas.
Com isso, desenvolvedores passaram a criar jogos especialmente para computadores. Por um longo período, jogos desenvolvidos para computador eram bem inferiores aos jogos que rodavam em video games. Mas, com o surgimento das placas de vídeo aceleradoras 3D, essa história começou a mudar. Jogos com qualidade gráfica semelhante ou até melhor do