Evolução na administração de materiais
Recursos Materiais e Patrimôniais
Professor Marcos Stahl
Tendências
Evolução da Administração de Materiais
Curso: Processos Gerenciais/ 1º Semestre Alunos: Debora Maria Rabelo Cruz Diego Alexandre de Jesus Emerson Roberto Rodrigues Gabriela Jaciara 1 São Paulo/2012
Campus Pinheiros
Evolução da Administração de Materiais
Introdução
“As tendências para a Administração de Materiais surgem principalmente com o avanço da tecnologia”¹ (MARTINS & ALT - 2000)
Há de se entender, para a administração de materiais, que a medida que a tecnologia proporciona novas ferramentas, se consegue um controle melhor na usabilidade dos recursos disponíveis, ou seja, temos uma melhor programação sobre o uso destes recursos. Com isso, evita-se desperdícios, ruptura de matérias primas, estoques altos, entre outros fatores. Um bom uso dos recursos disponíveis proporciona um fluxo de produção mais dinâmico e qualitativo, diminuindo assim, também, investimentos desnecessários, como trazer mais urgentemente um produto, ou perder um estoque já armazenado devido a procura dos produtos ser menor do que a demanda.
Aluno Apresentando: DIEGO
2
Campus Pinheiros
Evolução da Administração de Materiais
Evolução
Segundo Francischini & Gurgel (2002), a evolução da Administração de Materiais processou-se em várias fases:
• Atividade exercida diretamente pelo proprietário da empresa, uma vez que comprar era a essência do negócio. O importante era a aquisição do produto, matéria, e não se considerava tão importante o como tratar o produto em si, mas sim apenas o obter. • Atividades de compras como apoio às atividades produtivas e, portanto, integradas à área de produção.
Aluno Apresentando: DIEGO
3
Campus Pinheiros
Evolução da Administração de Materiais
• Coordenação dos serviços envolvendo materiais, começando com o planejamento das matérias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organização independente da área