Evolução da vida
DE
BIOLOGIA
IndiceO que é a evolução?
Teorias evolutivas
Teoria de Lamarck
Teoria de Darwin
A Evolução da Vida
Apesar da Terra ter 4600 M.a., a vida apenas surge por volta dos 3800 M.a., após o esfriamento e estabilização da crosta terrestre. A vida deve origem no mar. Após os organismos autotróficos se terem diversificado em ambientes marinhos ocorre a invasão do meio terrestre. Este novo ambiente proporcionou oportunidades mas também dificuldades.
O aparecimento da vida na Terra foi precedido por um período de evolução química, por meio no qual moléculas orgânicas simples se agregaram gradualmente para formar macro-moléculas complexas, e posteriormente a primeira vida a partir disto. Os primeiros vestígios de vida foram os estromatóitos (camadas de sedimentos capturados e aglutinados pelas células procarióticas (seres com uma células e sem membrana nuclear) – bactérias e cianofícias). Estes acumularam-se uns em cima dos outros, à medida que eram soterrados pelas marés que provocavam mudanças à superfície terrestre.
Na época que estes primeiros organismos apareceram não havia nenhum oxigênio livre, como há agora, mas uma "atmosfera" composta de metano, gás carbônico, e hidrogênio. A atmosfera da Terra não era muito diferente da atmosfera presente em Vénus.
Os microorganismos deste período utilizaram metano ou hidrogênio no lugar do oxigênio no metabolismo, estes então eram organismos de metabolismo anaeróbico. Fermentação é um exemplo moderno de metabolismo anaeróbico.
Os primeiros organismos eram "heterótrofos", apenas tempos depois apareceram os organismo autótrofos. O que os autótrofos fizeram foi o maior milagre que o nosso mundo viu. Eles se alimentavam de luz solar e produziam oxigênio a partir da fotossíntese. Sem eles, a continuação de vida teria sido impossível, pois foram os principais responsáveis da mudança da composição atmosférica para a actual. Na época estes seres eram formas extremamente primitiva de algas,