EVOLUÇÃO DA ORQUESTRA E O PIANO – DE MONTEVERDI AOS DIAS ATUAIS
1226 palavras
5 páginas
EVOLUÇÃO DA ORQUESTRA E O PIANO – DE MONTEVERDI AOS DIAS ATUAISPeríodo medieval
Até o século XVII a formação dos conjuntos musicais era livre, pois havia predomínio das peças vocais e quase não existiam composições exclusivamente instrumentais, sendo a função dos instrumentos apenas acompanhar ou substituir o canto. Gabrieli (1597) foi o primeiro autor a separar as partes dos instrumentos em sua Sacre Symphoniae.
A primeira especificação de um conjunto musical de que se tem notícia, foi a exigida por Monteverdi para a ópera Orfeo (1607), a partir daí os compositores passaram a considerar a importância do timbre em suas obras.
Sendo que os conjuntos renascentistas não tinham um formado determinado, utilizando variadas combinações instrumentais ao gosto colorido da época.
Os instrumentos de teclado tem origem muito antiga, havendo registro de sua utilização pelos gregos no ano 90 a.C.. O primeiro mecanismo de teclas utilizado foram os órgãos de tubos cuja saída de ar era controlada por um tipo de teclado. A partir do século XIII desenvolveu-se um instrumento de menor tamanho, o órgão positivo, posteriormente instrumento foi aperfeiçoado para o harmônio.
Na música medieval há uma série de partituras para órgão, música religiosa e secular, sendo este o instrumento utilizado nos serviços litúrgicos para acompanhar os cantos e inspirar os fiéis.
No século XV surgiram o clavicórdio e o cravo, desenvolvidos a partir do monocórdio que utilizava uma corda de tripa ou metal esticada sobre um cavalete e percutida com um plectro e que já existida desde o ano 500 a.C. Também surgiram o virginal e a espineta.
Como já dito anteriormente não havia na música medieval conjuntos formais que utilizassem instrumento de teclado, quase toda a música medieval para teclado é para instrumento solo. As partituras de música para instrumentos de teclado dos séculos XV e XVI, a maioria para solo e direcionada ao virginal, havendo registro de um álbum inglês de compositores anônimos