hipnose
CURSO DE MEDICINA
BRUNO IQUE LEALSEPULVEDA
HIPNOTERAPIA
TERESINA
2014
BRUNO IQUE LEAL SEPULVEDA
HIPNOTERAPIA
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia médica para a obtenção da nota total da terceira unidade.
Professora: Sandra Fortaleza.
TERESINA
2014
Hipsnose é descrita por Lopes como um conjunto de técnicas psicológicas e fisiológicas usadas para a modificação gradual da atenção. Durante este processo, o grau de suscetibilidade à hipnose é medido pela capacidade dos pacientes em desconectar sua consciência do mundo exterior e se concentrar em experiências sugeridas pelo hipnólogo. Quanto maior for essa capacidade, maiores serão as possibilidades do paciente desenvolver fenômenos hipnóticos sugeridos, dentre os quais podemos destacar: amnésia total ou parcial da experiência hipnótica, anestesia, modificação da percepção, alucinações, crises histéricas, aguçamento da memória, modificação nas respostas fisiológicas, entre outros.
Assim, esse estado mental ou tipo de comportamento são usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.
O uso da hipnose com propósitos terapêuticos é conhecido como "hipnoterapia", artifício assegurado na resolução CFP N° 013/00 de 20 de dezembro de 2000 que aprova e regulamenta o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo.
A hipnoterapia é uma espécie de psicoterapia, que facilita a sugestão, a reeducação ou a análise por meio da hipnose. O profissional médico que exerce a hipnose é chamado hipniatra. Hipniatria é a hipnose praticada por médicos. A hipnose, além de na Medicina, é utilizada também na Odontologia, na Psicologia, na Fisioterapia, na Enfermagem e outras profissões de saúde.
Tendo isso