evolução da mulher na sociedade
A partir da década de 70, o mundo presenciou diversos movimentos sociais que em sua maioria contribuíram para uma modificação de ideologias e comportamentossociais. Em meio a tais movimentos, surgem no Brasilàs primeiras formas de movimentos de mulheres e feministas e desde então tais movimentos vem ganhando amplitude no campo de atuação da sociedade.Ainda na década de 70, mesmo estes movimentos sendo “imaturos” já se tinha uma clara percepção de que o papel da mulher da sociedade poderia ir muito mais além do papel sócio-biologico de mãe e dona decasa. Nos anos 70, no próprio cenário brasileiro de desenvolvimento industrial, as mulheres foram corajosamenteas ruas junto a algumas igrejas católicas lutarem para garantir a creche de seus filhos oque lhes permitiria a inserção no mercado de trabalho e manutenção do lar. Ainda neste mesmo contexto as mulheres foram ainda além, as mulheres adentraram no clima politico onde o Brasil vivia noregime militar, e assim essas mulheres foram capazes de lutar a favor de seus direitos, e se manifestarem, se posicionarem diante das injustiças praticadas no país.
Em 1975, depois de se afirmarem comseres pensantes e atuantes, a ONU reconhece o papel da mulher e declara O inicio da década da mulher no Brasil, eis que surgem aqui os primeiros movimentos essencialmente feministas onde a mulher lutapela igualdade feminina, seja essa igualdade no mercado de trabalho, na politica etc.
Durante os anos 80, tais movimentos ganharam força pelo país assegurando enormes conquistas que tiveram comoprincipais agentes as mulheres. Ainda nesse período estudos revelaram que as diferenças de gênero também denotavam em uma diferença de poder, inclusive o poder reprodutivo.
Assim, percebemos o quãoimportante foi o despertar da consciência feminina através das diversas mudanças que ocorreram no Brasil para que as mulheres reconhecessem e lutassem pelo reconhecimento do seu verdadeiro valor dentro...