Evolução da internet e influência na escrita
Resumo Hoje, percebemos grandes avanços em vários setores da sociedade devido às tecnologias de informação e comunicação. Iremos destacar neste estudo a atuação da internet e verificar se o uso da internet está atrapalhando ou alterando a escrita. É notório a abordagem própria das tecnologias através da linguagem virtual que vem sendo utilizadas principalmente por adolescentes. Pretende-se apresentar teoricamente, características da escrita virtual e sua influência na construção da linguagem, que estão demasiadamente aprimorando ou modificando o processo de produção da escrita.
Introdução
Entendemos que hoje não há dúvida de que a Evolução da Internet e sua Influência na Escrita se deve ao fato de que a associação de computadores, espaço virtual e hipertexto originou um novo suporte de leitura, o eletrônico / virtual. A sociedade exige, portanto, uma comunicação veloz e eficiente que permita manter o acelerado processo de comunicação sem deixar a compreensão de lado.
Desse modo, as pessoas, cada vez mais, utilizam a tecnologia em busca dos seus benefícios, como uma capacidade comunicativa rápida proporcionada pelos celulares, comunicadores instantâneos, e-mails, chats etc., os quais permitem o uso de inúmeros artifícios, na escrita, como as abreviaturas, a falta de pontuação e de acentuação, a aglutinação ou eliminação de sílabas, o uso de símbolos e imagens, entre outros. Esses elementos, porém, podem ou não afetar a linguagem verbal, principalmente a das crianças e dos adolescentes.
Entretanto, será que essa afirmação corresponde à realidade? Será que a linguagem virtual pode, realmente, influenciar a língua escrita dos internautas? Tentar esclarecer um pouco mais essa questão é propósito desse artigo, que tratará de teorias básicas sobre a fala e a escrita e apresentará algumas características da linguagem utilizada pelos usuários de comunicadores virtuais (Windows Live Messenger ou, simplesmente,