oimT
Inspecione sempre materiais, equipamentos e utensílios de transportes.
Use sempre cabos e estropos de aço em boas condições de utilização.
Antes do içamento da peça, o pessoal de transporte deve inspecionar toda a amarração da mesma para evitarem imprevistos.
Use sempre pedaços de madeira para evitar cantos vivos nos cabos e estropos de aço e, se possível, amarre calços de madeira.
Certifique-se de que o gancho do guindaste não está excessivamente aberto e sem a trava de segurança.
Os cabos de aço, quando tracionados, apresentam torção das pernas ao redor da alma. Nas pernas também há torção dos fios ao redor do fio central. O sentido dessas torções pode variar, obtendo-se as situações:
Torção regular ou em cruz. Os fios de cada perna são torcidos no sentido oposto ao das pernas ao redor da alma. As torções podem ser à esquerda ou à direita. Esse tipo de torção confere mais estabilidade ao cabo.
Os tipos, características e resistência à tração dos cabos de aço são apresentadas nos catálogos dos fabricantes.
• Correias e Polias
2.1 Introdução
Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia. Esses componentes - as polias e as correias, que são o assunto da aula de hoje.
2.2 Polias
As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.
Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia.
A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços.
2.3 Tipos de Polia
Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia