Motores de Passo
Os motores de passo preenchem um nicho único no mundo dos motores controlados. Estes motores são usualmente empregados em aplicações de medição e de controle controle. Aplicações Aplicações destes destes motores motores são são encontrados encontrados emem impressoras impressoras dede jato jato dede tinta tinta, máquinas máquinas com controle numérico (CNC) e bombas volumétricas. Há várias características comum a estes motores que os tornam ideais para estes tipos de aplicações. Estas características são as seguintes: 1. Inexistência de escovas – os motores de passo não possuem escovas. Os comutadores e escovas dos motores convencionais são os componentes que apresentam a maioria das falhas e ainda podem criar arcos que são indesejáveis e perigosos em alguns ambientes. 2. Independência da carga – os motores de passo giram com um uma dada velocidade independentemente da carga, desde que a carga não exceda o torque do motor.
3. Posicionamento em malha aberta – Os motores de passo se movem com incrementos ou passos que podem ser quantificados. Desde que o motor funcione com o torque especificado, a posição do eixo é conhecida a todo tempo sem necessidade de um mecanismo dede realimentação realimentação.
4. Torque Estacionário – Os motores de passo são capazes de manter o eixo estacionário, desde que o seu torque seja respeitado.
5. Excelente resposta a partida, parada e a reversão de movimento.
CONCLUSÃO
A importância da aplicação dos motores de passo está explícita em nosso dia-a-dia, na informática e nas indústrias. Sendo amplamente aplicados em quase todos os segmentos industriais, os motores de passo precisam ser bem especificados e compreendidos.
O estudo dos motores de passo proporciona àqueles que pretendem projetar sistemas automatizados, um bom recurso quando a necessidade for controle de torque, posição e/ou velocidade.
Compreendendo o funcionamento desses motores é possível também entender