Evolução da EAD
Aluno: Danilo de Matos Cangussu - Grupo: B Tutora: Andrea Aparecida Ruas
Com o passar dos anos a modalidade de ensino a distância passou por uma evolução influenciada pelo salto sócio cultural do homem e também pelo aparecimento das novas tecnologias ocorridas nos dois últimos séculos.
Segundo Taylor (2001) o desenvolvimento da EAD pode ser dividido em cinco gerações:
1ª Geração: 1880
Como era o estudo? O aluno não interagia com os colegas e usava material didático escrito.
Qual era o tipo de aprendizagem: Esta geração o tipo de aprendizagem caracteriza-se pela troca de material impresso: manuais, guias de estudo, etc.... entre o aluno e o docente.
Qual era o Tipo de Comunicação: Uso do correio tradicional. A comunicação (correios) é unidirecional, assíncrona e demorada.
Quais recursos eram usados? Imprensa e Correios.
2ª Geração: 1921
Como era o estudo: A interação do aluno com o professor ainda era escassa. Inicia-se o uso dos recursos audiovisuais no entanto mantém-se a troca de documentos escritos
Tipo de aprendizagem: Os programas são tele transmitidos e pacotes didáticos, o material era entregue via correios ou pessoalmente.
Tipo de comunicação: A segunda geração de EAD caracteriza-se pela difusão através da rádio, televisão, cassetes de áudio e/ou de vídeo.
Quais recursos eram usados? Difusão de rádio e TV, dentre outros como: como: caderno didático, apostilas e fita K-7.
3ª Geração: 1970
Como era o estudo: Interação entre aluno e docente era escassa, utilizando materiais impressos complementado por recursos tecnológicos audiovisuais.
Tipo de Aprendizagem: Individual com os materiais disponibilizados
Tipo de Comunicação: Bidirecional com discursões em grupo e outros meios.
Quais recursos eram usados? Caderno didático, orientação por correspondência, transmissão por rádio e TV, áudio-teipes gravados, conferências por telefone, kits para experiências em