Evolução da Contabilidade
TRABALHO DE
TEORIA DA CONTABILIDADE
Santo André
2012
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO – UNIESP
EDNILSON SOARES RM:15655
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
Trabalho Bimestral do Curso de Ciências Contábeis da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo - Uniesp, como exigência parcial para a obtenção de nota, sob orientação do Professor MS. Aparecido
Santo André
2012
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL É a demonstração financeira (contábil) destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.
UM COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA ADOÇÃO DO
PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL
As alterações ocorridas na legislação contábil, visando à adequação às normas internacionais, que possibilita tratamento global das informações contábeis, promoveram significativas alterações na estrutura do balanço patrimonial e passou a exigir atenção redobrada por partes dos gestores e profissionais ligados a área contábil, pois implicará em mudança de postura deixando o antigo legado de rotinas padronizadas e normatizadas para uma nova postura fundamentada em princípios e capacidade de julgamento.
A partir de 2008, com o advento da lei 11.638/07 e a Medida Provisória 449/2008, a contabilidade sofre alterações significativas objetivando adequar a forma de apresentação das informações contábeis de conformidade com o IASB – Comitê Internacional de Normas Contábeis, órgão responsável pela elaboração do padrão contábil internacional, o IFRS.
As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Européia a partir de 31 de dezembro de 2005 com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas européias. A iniciativa foi internacionalmente