Evolução Contabilidade
Objetivos
Possibilitar ao aluno o conhecimento da origem e evolução da contabilidade, como ciência e como técnica. Discutir com os alunos as bases teóricas da ciência contábil, suas influências sobre a aplicação prática na elaboração e apresentação das demonstrações contábeis e no processo de tomada de decisão, tendo como premissa os seus conceitos fundamentais. Apresentar a controladoria enquanto ciência e área e a inserção a contabilidade na mesma.
Ementa
A história da contabilidade, origem e evolução. Período Técnico e Período Científico. Principais escolas do pensamento contábil, objetivos e metodologia da contabilidade, a evidenciação da informação contábil e suas características qualitativas, a estrutura conceitual básica da contabilidade baseada nos postulados, convenções e princípios fundamentais, as normas brasileiras e as normas internacionais de contabilidade. Controladoria: ciência, área e dimensões do controle.
Conhecimentos
- História, origem e Evolução da Contabilidade;
- Escolas do Pensamento Contábil: Escola Contista, Idade da Estagnação Contábil, Escola Administrativa ou Lombarda, Escola Personalista, Escola Controlista, Escola Norte-Americana, Escola Matemática, Escola Neocontista, Escola Alemã, Moderna Escola Italiana e Escola Patrimonialista;
- Contabilidade no Brasil;
- Da contabilidade à Controladoria: Evolução Necessária;
- Gestão da Informação Contábil, Características Qualitativas e Quantitativas da Informação Contábil;
- Relação entre os postulados, convenções e princípios fundamentais pelas normas nacionais e internacionais.
Bibliografia Básica
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009. LEITE, Carlos Eduardo Barros. A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
SÁ, Antonio Lopes de. A Evolução da Contabilidade. São Paulo: IOB/Thomson, 2006.
Bibliografia Complementar
ROKEMBACH, Rogério (Coord.).. Princípios