Evoluçao
O que é evolucionismo.
Importância
. Taxonomia . Ecologia . Citologia . Genética
Evidência
. Embriologia . Anatomia (órgãos homólogos e análogos) . Convergência e divergência de formas . Registros fósseis . Bioquímicas . Órgãos vestigiais
Principais Teorias . Teoria de Lamarck . Teoria de Darwin
Neodarwinismo ou Teoria da Grande Síntese
Especialização
. Alopátrica . Parapátrica . Simpátrica
Deriva Genética
Principio de HARY-WEINBERBG
Exercícios
1. Há vantagem para a planta que é pastada?
"A maioria dos especialistas acha que o herbivorismo é nocivo à planta (...). Outros sustentam que o processo é benéfico às plantas que, por um mecanismo de supercompensação, adquiriram maior aptidão darwiniana, isto é, maior capacidade de se reproduzir." (José Reis. "Ato de pastar melhora a vegetação?". Folha de S.Paulo. 30/05/99)
Considere os seguintes itens relativos à evolução:
I. seleção natural
II. uso e desuso de órgãos
III. transmissão de características adquiridas
A corrente darwinista, mencionada no texto, apóia-se em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) III, somente.
d) I e III, somente.
e) I, II e III.
Resposta letra A. Comentário: Ao ser predada pelos herbívoros as plantas mais bem adaptadas sobrevivem e reproduzem, conceito típico de seleção natural.
2. TEXTO I:
Como muito mais organismos de cada espécie nascem do que provavelmente sobrevivem e como, conseqüentemente, há uma freqüente luta pela existência, segue-se que qualquer organismo que varia de modo proveitoso para si próprio, sob condições de vida complexas e algumas vezes variáveis, terá uma melhor oportunidade de sobrevivência e, assim, de ser "naturalmente selecionado" .
(Darwin, apud DARNELL, p. 2 - traduzido)
TEXTO II:
Os híbridos, de cada par de caracteres diferenciais, formam sementes das quais a metade novamente desenvolve a forma híbrida, enquanto a outra metade produz plantas que permanecem constantes e