Evoluçao
Os sistemas operacionais [7] foram os principais responsáveis pela evolução dos computadores. Foi a partir do aparecimento destes sistemas que os computadores se popularizaram e se desenvolveram, chegando ao patamar que estão atualmente. Nas próximas seções, faremos uma breve abordagem de três dos principais sistemas operacionais do mercado.
4.1 Windows O Windows é atualmente o líder absoluto de mercado nesse segmento. Calcula-se que cerca de 90% de todos os PCs existentes na atualidade utilizem-no como sistema operacional. Tamanho domínio não é por acaso. O Windows foi um dos pioneiros a apresentar uma interface gráfica para o usuário quando foi lançado em 1990. Recursos como arrastar-e-soltar, copiar-e-colar e sua facilidade de uso conquistaram principalmente os usuários domésticos que não detinham conhecimento aprofundado em informática.
Durante a ascensão das redes de computadores em 1996, a maioria dos sistemas operacionais que ofereciam uma boa interface com o usuário ainda não possuíam um bom suporte a redes e aqueles que possuíam não tinham uma boa interface. Nessa época então a Microsoft lança o Windows NT, seu sistema operacional voltado pra empresas que uniam as duas principais características exigidas pelos usuários e ganha mais essa fatia do mercado. O Windows NT agradou rapidamente os gerentes de Tecnologia da Informação corporativos, devido a seu projeto mais estável uma vez que as versões anteriores do Windows não eram confiáveis para aplicações pesadas.
4.2 Linux Em agosto de 1991, um jovem estudante da Universidade de Helsinki (Finlândia) Linus Torvalds, anunciou em uma lista de discussão na internet que estava criando um sistema operacional livre [8]. Ele dizia modestamente que seu trabalho era "apenas um passatempo". Em 5 de outubro de 1991, Linus anunciou a primeira versão "oficial" do Linux. Após alguns anos, este se tornou um dos mais populares sistemas operacionais disponíveis,