Fichamento
________________________________________________________________________________
SIMÕES NETO, José Pedro. Assistentes sociais e religião: um estudo Brasil/Inglaterra. São Paulo: Cortez, 2005. 214p.
________________________________________________________________________________________
José Pedro Simões Neto possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (2004). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro com atuação (provisória) no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, assistência social, assistência religiosa e sistema socioeducativo.
(Fonte: Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4728382Y4> Acesso em: 07 mai. 2012)
parte 1: dos fundamentos
Capítulo 1- Religião aqui, lá e acolá
No primeiro capítulo, o autor mostra que as relações entre religião e Serviço Social fazem parte da história da profissão, tanto no Brasil, quanto na Inglaterra. E passa a apresentar uma análise sobre a influência do protestantismo no caso inglês, e do catolicismo no caso brasileiro. Ele mostra como os três elementos – marca religiosa no surgimento da profissão, ausência da constituição de um expertise e a existência de relações pouco claras entre trabalho voluntário e profissional – podem ser entendidos de forma articulada, embora não causal. Traz ainda alguns dados e informações sobre a constituição do Serviço Social, em países com formações culturais distintas, confirmando que os casos inglês e brasileiro não são exceções no cenário mundial.
De acordo com Simões Neto, em 1896, houve, na Inglaterra, a fundação da primeira Charity