evoluicao dos meios de comunicacao
Os meios de comunicação não são nenhuma invenção moderna mas resultam de uma necessidade básica de interagir com o mundo que nos rodeia permitindo-nos trocar ideias, expressar sentimentos, adquirir conhecimentos. Estes meios podem ser observados em todos os animais que comunicam cada qual com a sua linguagem. Os animais racionais (humanos) foram evoluindo a sua forma de comunicação de uma forma magnífica! O Homem desenvolveu, através da sua capacidade cerebral, inúmeras e espectaculares formas de comunicar, e é delas que pretendemos falar neste presente trabalho.
1.Evolução dos meios de comunicação O homem sempre teve necessidade de comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais se começaram a designar objectos e que se foram desenvolvendo de modo a exprimir ideias e assim terá nascido a linguagem ou expressão através de palavras. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar, a escrita, tem sido ao longo dos séculos, talvez a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação, que chegou até aos nossos dias e que perdurará enquanto houver vida humana na Terra. Seja para comunicar directamente através de mensagens escritas em papel, ou através de meios em que a mensagem escrita é propagada universalmente. A Internet, transforma-se num importante meio de comunicação de massa, mas, no fundo, é apenas o veículo de transmissão da mensagem ou o canal, que utiliza a escrita para a comunicação entre pessoas
1.1. Primeiros meios de comunicação
Pinturas e desenhos Desde há 20.000 anos atrás os homens pintam as paredes. Os que pertenciam à época pré-histórica faziam desenhos nas paredes das cavernas sobre a sua vida quotidiana e técnicas de caça. As tintas utilizadas eram feitas de carvão, plantas e terra e eram de várias cores. Essas pinturas hoje em dia, têm o nome de rupestres.