Evolucao do marketing de varejo
Introdução
Nas ultimas décadas houve mudanças significativas nas teorias e nas diretrizes do marketing.
Nos anos 50 não se falava em marketing e a cada década foi notando a necessidade de promover o produto, desenvolver o mercado e ferramentas para melhorar o desempenho das vendas.
Hoje o marketing tem papel de destaque dentro das organizações empresarias e é visto como peça útil na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
No decorrer desta atividade iremos analisar essas mudanças, as vantagens e desvantagens do marketing dentro de diferentes segmentos de varejo.
Evolução do marketing de varejo
Na década de 60 foi a primeira grande mudança no cenário do marketing quando Theodore Levitt mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou para sempre o mundo dos negócios.
Na década de 70, destacou-se o fato de surgirem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas.
Na década de 80 o marketing passou a ser uma preocupação direta da alta direção de todas as megacorporações, não estando mais restrita a uma diretoria ou departamento.
Na década de 90 a internet chegou como uma nova via de comunicação, outra tendência foi a exigência de mercado haver uma preocupação com o bem-estar da sociedade.
Na década de 2000 a virada do milênio assistiu à segmentação da televisão a cabo, à popularização da telefonia celular e à democratização dos meios de comunicação, especialmente via Internet, alertando as corporações para a nova realidade de um mercado conectado. Isso revolucionou tanto a logística como a oferta de produtos, e o cliente passou a ter informações e poder de barganha nunca antes visto. Era de se esperar que isso influenciasse a maneira com a qual os consumidores interagiam com as empresas e entre si.
A década de 2010 é marcada pela inserção da rede mundial de computadores e um novo comportamento de compra on line,
Com essa evolução, é possível entender o amadurecimento do