evolucao do handebol
O handebol nasceu na Alemanha em 1919 e foi criado pelo professor da Faculdade de Educação Física de Berlin, Karl Schelenz. Depois que passou a ser reconhecido pela Federação Alemã de Ginástica, passou a ser um esporte e começou a ser praticado em competições primeiramente nos países: Alemanha, Áustria e Suiça. Nas primeiras competições, o handebol foi realizado em quadras de grama – como a de futebol. Em 1925 aconteceu a primeira partida internacional de handebol. Os países que competiram fora Alemanha e Áustria. A Alemanha venceu por 6 à 3.
Depois de se tornar uma prática esportiva e competitiva em 1925, o Handebol também foi incluído nos esportes que fazem parte dos jogos olímpicos nas Olímpiadas de 1936, que aconteceu em Berlin, na Alemanha – provavelmente pelo fato de esta olimpíada ter sido na Alemanha que o esporte tenha entrado para a mesma -, mas na olimpíada seguinte, em 1940 ele havia sido retirado.
Depois disso, o Handebol só foi voltar a ser esporte integrante das Olimpíadas em 1972 (trinta e seis anos depois), nas Olimpíadas de Munique – novamente na Alemanha. Na Olimpíada seguinte, em 1976 que aconteceu em Montreal, no Canadá, as equipes femininas de Handebol também começaram a competir nos jogos olímpicos.
Já nos jogos Pan Americanos, o esporte só foi ser incluído nas disputas no Pan de 1987, que aconteceu na cidade de Indianópolis, nos Estados Unidos.
Desde que nasceu, o Handebol sofreu algumas pequenas mudanças, antes jogavam em campo, onze jogadores de cada time, isso mudou para quatorze jogadores, sete jogam em campo, e os outros sete aguardam na reserva.