Evoluc A O Da Agricultura Mundial
A origem da agricultura remonta ao INÍCIO do período neolítico (10 000 – 6 000 AC), época em que o Homem domestica a natureza (vegetal e animal) deixando de ser caçador-recolector, tornando-se agricultor. Este acontecimento teve uma importância crucial para a mudança do estilo de vida das populações, passando de nómada a sedentário. O Homem desenvolve a agricultura, a criação de animais e surgem as primeiras aldeias primitivas. Estes acontecimentos ocorreram um pouco por todo o mundo e situa-se o seu início numa região do Médio Oriente conhecida por “Crescente Fértil”.
As primeiras culturas a serem domesticadas nesta zona foram os cereais: trigo, ervilhas, aveia, lentilhas e o linho, e os primeiros animais foram: o cão, o porco, as cabras, as ovelhas e as vacas.
Com o domínio do fogo e a descoberta e fabrico do ferro inicia-se uma nova etapa, desta vez de cariz técnica. Entre 4 000 – 3 500 AC desenvolveram-se invenções que tiveram um contributo decisivo para a expansão e evolução da agricultura: o arado e a charrua (na Mesopotâmia), e a roda que revolucionou não só a agricultura como a própria civilização.
A agricultura foi evoluindo gradualmente por todo o mundo. No período que decorreu entre 3 000 AC e 500 DC houve um especial desenvolvimento a nível tecnológico, diversificação das culturas e domesticação de novas espécies animais. Nesta época destacam-se os seguintes acontecimentos:
Consumo de uvas e vinho no Egipto (2 900 AC)
COMÉRCIOde azeite e vinho difundido no Mediterrâneo (1 000 AC)
Vegetais e frutos plantados e cultivados em Ur (actual Iraque), nomeadamente cebolas, pepinos e melões (3 000 AC)
Algodão cultivado e fiado na Índia (2 000 AC)
Linho e seda usados intensamente na China (2 000 AC)
Melhoria dos métodos de armazenagem de grãos e óleo em silos, cisternas e frascos
Domesticação do cavalo, primeiramente na Mesopotâmia e na Ásia Menor e, em 1 600 AC, no Egipto
Na China, Egipto e Médio Oriente foram aperfeiçoados e