Trabalho De Brasilia
I INTRODUÇÃO
O agronegócio é um conceito abrangente do setor agrí cola, que diz respeito a todas as atividades relacionadas à produ ção agropecuária, como a comercialização de insumos e equipamentos, o proces samento e a industrialização da produção, o transporte, o armaz enamento e a sua distribuição.
O agronegócio tem grande importância na economia bra sileira fechando o ano de 2007 com um produto interno bruto (PIB) reco rde de R$ 611,8 bilhões, apurado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da
Universidade de São
Paulo (CEPEA-SP), ou seja, é um segmento extremamen te relevante que precisa ser fortalecido cada vez mais.
A agricultura brasileira contribui significativamen te com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. No passado, contribui u decisivamente, por meio das funções clássicas, para prover alimento às populaçõ es urbanas, liberar mão-de- obra para a indústria crescente, gerar divisas, via exportação de excedentes, e ainda capital para o processo de industrialização.
O processo de modernização da agricultura provocou mudanças radicais no sistem a interno de produção e no seu relacionamento com os setores industriais, situ ados antes e depois da porteira, dando significado ao termo “agronegócio”.
14
Uma das características marcantes da atividade agro pecuária, conforme sugere Ramos (2007) é a sazonalidade causada pela d ependência dos fatores ambientais, principalmente climáticos, e dos ciclos biológicos das plantas e animais. O progresso tecnológico permitiu a adaptaçã o e o ajuste do processo produtivo à sazonalidade, encurtando o tempo de cre scimento e maturação das espécies, desenvolvendo espécies adaptadas a distin tos ambientes, alterando as épocas de plantios, além de reproduzir as condições climáticas e ambientais
originais.