evolu o dos celulares
A evolução dos celulares
Ibatiba
2015
O pioneiro
DynaTAC 8000X – 1983: Foi do protótipo deste modelo que, em 3 de abril de 1973, Martin Copper, então engenheiro da Motorola, realizou a primeira chamada pública com um telefone celular. A histórica ligação foi feita da esquina da rua 56 com a Avenida Lexington, em Manhattan, Nova York. Do outro lado atendeu Joel Engel, que pesquisava a mesma tecnologia na rival Bell Labs.
-Joel, aqui é o Marty. Estou te ligando de um telefone celular, de verdade - disse Cooper, na primeira chamada via celular.
O Dynatac 8000X começou a ser comercializado apenas dez anos depois, em 1983. Celular Micro
O MicroTAC 9800X, como o nome diz, era uma versão "micro" do DynaTAC. Na época, foi lançado como um "telefone de bolso". Em comparação com o antecessor, a diferença era realmente grande. O MicroTAC media "apenas" 22 centímetros, 11 a menos que o DynaTAC. O design era inovador, com a frente flip, muito comum nos aparelhos dos anos 1990 e 2000.
Avô do iPhone
O Simon (1994) é o primeiro aparelho a reunir funcionalidades de um palmtop com a de um telefone celular, o que o torna o percursor dos smartphones. Ele estava tão à frente do seu tempo que tinha sistema operacional e até tela touchscreen. Desenvolvido pela IBM em parceria com a Mitsubishi, vendeu cerca de 50 mil unidades e foi descontinuado poucos meses após o lançamento.
Nasce uma estrela
A terceira geração de celulares Motorola revolucionou o mercado. Dos modelos anteriores, o StarTAC guarda apenas as últimas três letras no nome. Pela primeira vez, o design se tornou tão importante como a funcionalidade (lembre do celular com a bolsa). Leve e elegante, o aparelho foi eleito como o 6º melhor gadget da história por uma revista especializada em tecnologia.
Revolução do BlackBarry
O primeiro aparelho BlackBerry, lançado em 1999, era uma espécie de pager, que mandava e-mails e mensagens. Em 2002, o gadget virou celular. Mas não um