Evolu O Do Pensamento Econ Mico
Pensamento
Econômico
Curso de Administração
Segundo Período
Precursores da teoria econômica Antigüidade
Mercantilismo
Fisiocracia
Os
clássicos
Os marxistas
Neoclássicos
Keynesianos
Antigüidade
Grécia
Antiga: Aristóteles (384322 a.C.) – oikonomía / Platão
(427-347 a.C.) e Xenofonte (440335 a.C.)
Roma não deixou nenhum escrito notável na área de
Economia.
A fase pré- científica: principais pensadores antigüidade
os da Xenofonte, pensador grego autor de diversos escritos sobre a agricultura e o sistema tributário, utilizou o termo "econômico", em uma obra do mesmo nome, porém ainda não se podia cogitar em um pensamento independente.
Pode-se dizer que, de um modo geral, o pensamento econômico voltava-se, predominantemente, para a solução de problemas particulares e das transações comerciais. Aristóteles (384-322 a.C) - filósofo grego nascido na cidade de Estagira, na Calcídica, Macedônia, distante 320 quilômetros de
Atenas.
Foto:Aristóteles. Disponível em:
Acesso em 19 de jan. de 2008.
http://www.mundodosfilosofos.com.br/foto4.htm.
Aristóteles também exerceu forte influência na evolução desse pensamento, sendo autor de obras em que se discutia a função do Estado, a usura e os salários, o intercâmbio e a aquisição, o valor e a formação da riqueza; contribuindo às teorias do valor que hão de vir, dos preços e da moeda.
A fase pré- científica: os
Romanos
ROMANOS: Os pensadores romanos estavam intimamente ligados à área do Direito, não obstante a troca de produtos fosse mais intensa em Roma do que na Grécia. Roma possuía um vasto império, com uma desenvolvida rede rodoviária e uma intensa navegação, elementos que a transformaram em um importante pólo econômico, estimulando as transações comerciais e a criação de sociedades mercantis. No entanto, os romanos se preocupavam fundamentalmente com a política, restando à economia algumas observações sobre as atividades agrícolas.
A fase pré- científica
Conclui-se então,