Evolu O De Marcas Leite Mo A
MBA EM MARKETING
História da Marca Leite Moça
Marco Aurélio Soares Camara
Branding e Gerenciamento de Portfolio de Produtos Tutor: Ubiratan dos Santos Silva
Indaiatuba
2015
Estudo de Caso :
Branding e Gerenciamento de Portfólio de Produtos
História da Marca Leite Moça
História da Marca: Leite Moça
A História
O leite condensado surgiu quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. A invenção dele, patenteada em 1856, só passou a ser valorizada quando do advento da Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no mercado, ele ficou rico. Mas foi somente alguns anos mais tarde, em 1867, que surgiu a primeira indústria criada especialmente para a produção comercial do leite condensado. Foi quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na cidade suíça de Cham, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no país. Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado leite condensado.
Devido ao grande sucesso do produto o mesmo passou a ser exportado para outros países. Neste momento, a estratégia da empresa foi procurar o termo equivalente na língua de cada região para onde o produto foi levado, mantendo-se sempre a associação do produto à figura da camponesa típica com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca LA LECHERA, e na língua inglesa MILKMAID.
No Brasil o produto somente chegou em 1890 como uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático. Naquela ocasião, o produto era vendido