Evolu o da Log stica entre 1950 e 1970
1950-1970 Foi o período de desenvolvimento, podemos dizer que foi a partir de 1950 que a logística começou a fazer parte das empresas.
• Entre 1950 e 1970 houve uma decolagem da teoria e da prática da logística. Os teóricos começaram a dizer que não bastava somente a relação compra e venda para o atendimento das demandas dos clientes, mas era necessário dar importância à distribuição, pois ela interferia diretamente nos custos da organização, tornando assim o argumento básico para que as empresas fizessem o reagrupamento lógico das atividades.
• Houve sem dúvida, entre as décadas de 1950 e 1970 uma decolagem da teoria e da prática da logística fruto de algumas condições econômicas e tecnológicas que contribuíram para esta alavancagem e desenvolvimento.
Entre estas condições podemos citar: alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores, pressão por custos nas indústrias, avanços na tecnologia de computadores.
• O desejo por produtos diferenciados (cores, modelos, acabamentos e variedades etc.) foi potencializado nos clientes pelo marketing agressivo que incentivou os consumidores a adquirirem, cada vez mais, uma maior diversidade de produtos. Novos “hábitos” foram sendo incorporados nos lares
(televisão, aparelho de som, microondas, consumo de cereais, bebidas, biscoitos etc.).
• Desse modo, o mercado exigia, a cada dia, uma maior quantidade e variedade de produtos, de diferentes cores, tipos e tamanhos, capazes de satisfazerem a crescente demanda da sociedade. Os estoques foram inchando muito, e a nova realidade começou a exigir uma racionalização na cadeia de suprimento, com o objetivo de aumentar os resultados e reduzir os custos.
• A logística iniciou no século XVIII, no reinado de Luiz
XIV, onde existia o posto de Marechal - General de
Lógis, responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico nas batalhas. A logística surgiu no
Brasil entre as décadas de 1980 e 1990, e surgiu em